Wednesday, November 10, 2010

Conferência Crise nos trabalhadores

Vai realizar-se em Penafiel na CMP dia 19 out. 21.30 horas

Secretário-Geral da CGTP-IN, Manuel Carvalho da Silva em Penafiel, para debater “ Crise nos Trabalhadores”

A Câmara Municipal de Penafiel organiza no próximo dia 29 de Novembro, às 21h30, no Salão nobre dos Paços do Concelho, uma conferência subordinada ao tema “ Crise nos Trabalhadores” com a participação do Secretário-Geral da CGTP-IN, Manuel Carvalho da Silva.

O tema a desenvolver integra-se no contexto das conferências já organizadas pela Câmara Municipal de Penafiel, que tem vindo a abordar assuntos de interesse regional, nacional e internacional.

O conferencista convidado, Manuel Carvalho da Silva nasceu em Viatodos, Barcelos, em 1948, no seio de uma família de pequenos agricultores. Frequentou a Escola Industrial Carlos Amarante em Braga onde concluiu o curso de Formação Montador Electricista.

Adquiriu formação profissional na área de organização de trabalho e em Julho de 2000 licenciou-se em Sociologia no ISCTE. Dedicando-se desde o início da sua actividade à defesa dos trabalhadores, foi eleito coordenador da CGTP-IN em Junho de 1986 e é desde Dezembro de 1999 Secretário-Geral, designação adoptada nesta Central Sindical pela primeira vez.

O Secretário-Geral da CGTP-IN, é membro do Comité executivo da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), Membro do Comité Executivo da Confederação Europeia de Sindicatos e Membro do Comité do Diálogo Social (Comité Político).

No exercício do seu cargo sindical, tem participado ao longo dos anos em congressos, conferências e colóquios nacionais e internacionais e foi já, também, delegado dos trabalhadores portugueses a conferências anuais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Autor de múltiplos artigos sobre sindicalismo, trabalho, economia e desenvolvimento em revistas da especialidade. Tem participado, com textos ou capítulos, em diversas publicações. Autor dos livros: Acção Sindical – Transformação e Desenvolvimento; Agir Contra a Corrente – reflexões de um sindicalista, editados pelo Campo das Letras, respectivamente em Outubro de 2000 e Outubro de 2002 e Trabalho e Sindicalismo em Tempo de Globalização – Reflexões e Propostas, editado pelo Círculo de Leitores/Temas e Debates em Outubro de 2007.