Friday, March 19, 2010

Penafiel Conferencia S P I Cultural

 
 
 
 
Dia do Pai em Penafiel 2010 com:
Conferência "Sistema Político e Identidade Cultural" - Eng.º José Luís Andrade
Ocorreu no dia 19 de Março, pelas 21h30, no auditório do INFACTS, a conferência sobre"Sistema político e identidade cultural", proferida por Eng.º José Luís Andrade, Sociedade Histórica da Independência de Portugal. A conferência foi integrada nas comemorações do centenário da república, em Penafiel, e também, no âmbito das Comemorações do 3 de Março, Cidade com 240 aniversários. Presidente da Câmara Dr. Alberto Santos esteve presente nesta conferência.NM 2010
Posted by Picasa

Retificação“ Sistema político e a identidade cultural” debatido em Penafiel

No passado dia 19 de Março pelas 21h30, realizou-se uma conferência com o tema “Sistema político e identidade cultural” no auditório da IINFACTS proferida por José Luís Andrade.
A identidade cultural e nacional esteve como pano de fundo em Penafiel, na abertura oficial de quatro conferências organizadas pela fundação SPES, enquadradas nas comemorações do centenário da república, e visam abranger essencialmente temas como Política, Educação, Justiça e Cultura.
Neste primeiro encontro dedicado à dimensão política, a abertura coube a D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa e Presidente do Conselho de Administração da Fundação SPES, dando as boas vindas a todos e fazendo os habituais agradecimentos. Com o auditório repleto de convidados, o Eng. José Luís Tavares Andrade iniciou o seu discurso alertando para a confusão existente entre pátria e a sua encarnação - a nação. “A pátria é de base o altar memorial da nossa alma colectiva, encontramos nela o lar que nos aconchega, uma referência que se ama enquanto colectivo”, rematou José Luís Andrade. O orador considerou o reconhecimento do valor e a herança colectiva como um factor importante para o reconhecimento de quem somos, permitindo assim ganhar consciência da singularidade e individualidade da nação. José Luís Andrade acrescenta que” muitas comunidades possuem uma referência identitária como se estivesse a falar de um selo ou registo identitário”. Contudo refere que estas comunidades sustentam-se em panoramas culturais, políticos e históricos de que fazem parte o povo, a língua, a religião e o património cultural.
No final, foram colocadas questões relativamente ao perigo do desmoronamento da entidade cultural face à situação actual da educação em Portugal e possível regionalização. Para José Luís Andrade “é insustentável continuarmos a ter o presente sistema a nível de educação; é impossível estarmos, em média, tão atrasados relativamente a outros países do espaço europeu”. Relativamente a questão da regionalização, José Luís Andrade não a considera uma ameaça à identidade nacional, apontando o exemplo dos arquipélagos da Madeira e dos Açores como uma boa prova do contrário.
O encerramento ficou à responsabilidade do edil municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos, que louvou o Conselho de Administração da SPES, na pessoa de José Ferreira Gomes, a iniciativa da SPES em organizar a primeira conferência na cidade de Penafiel, cidade natal de Dom António Ferreira Gomes. Palavras de apreço foram também endereçadas ao Bispo Auxiliar de Lisboa por se encontrar no edifício que outrora fora o Paço Episcopal e ao orador da noite, Eng. José Luís Andrade, bem como a todos os presentes pelo interessante debate ali decorrido.