Tuesday, November 25, 2008

Participação no conselho consultivo de acessibilidade



Presidente da Câmara de Penafiel, Dr. Alberto Santos, congratulou-se pela aprovação da candidatura, sobre plano de acessibilidades para território de Penafiel

O novo programa de acessibilidades para todo o território do concelho de Penafiel, que foi enfatizado nesta reunião, não será possível se apenas couber ao município e técnicos deste, fazer isso. Diz o Presidente, se fosse assim, em cerca de um mês estaria pronto o plano.
Mas não é isto que se quer, queremos que seja um plano da câmara, que seja o plano dos cidadãos, das entidades de Penafiel, seja um plano do nosso município.
(Digo politicamente correcto)
Por isso e como aqui foi referido, vamos então convidar muitos de vocês, enquanto instituições e alguns (eventualmente enquanto pessoas individualizadas) a participar neste que será o “Conselho Consultivo de Inovação que dará pareceres e que de alguma forma ajudará à elaboração das políticas de mobilidade que nós queremos integrar neste programa de promoção das acessibilidades durante os próximos tempos.
Penso que esta é uma forma de democracia participativa, é uma boa forma, de poderem ter no futuro melhores políticas, na mobilidade, de solidariedade para todos, porque elas se gerarão a partir da nossa comunidade a partir das nossas instituições, com a visão que todos possam trazer e contribuir para este plano.

Digo: (Políticas do cidadão para os cidadãos).
Plano de acessibilidades para todos, com a colaboração dos cidadãos e instituições.

Ainda estou para ver!
O pior que poderá acontecer é dar em pedreira esses conselhos de trabalho a que chamo, e daí alguns responsáveis por instituições camarárias escolherem a dedo, as cores, quem, qual e como, homem, senhora ou criança, deixarem de ser ouvidos, ou até não serem convocados para tal.

É apenas um alerta, porque gato escaldado, da água fria tem medo.

Numa nota de rodapé: Em Concelhos vizinhos aconteceu o mesmo, que foi. Instituições, organismos diversificados, pertencentes a Conselhos Municipais de… muito embora noutra área, a do ambiente, turismo, “são conselhos, que valem o que valem, até que os serviços municipais o entendam deixar de convocar”. Digo bem, conselhos de opinião política …
Napoleão Monteiro



Posted by Picasa

No comments: