Thursday, April 05, 2007

Comerciantes e Moradores de Luto.





É tal e qual como se vê nas fotos. Esta é a forma como os comerciantes e moradores, marcam a sua forma de luta, pela morte do comércio tradicional, nas Ruas Dr. Joaquim Cotta, Alfredo Pereira, Paço e Largo N.S. Ajuda em Panafiel.
São já quarenta e uma, as faixas de protesto em pano preto nas montras e varandas, significando um mau estar entre aqueles residentes e comerciantes perante os políticos, pela vedação limitada com os mecos para a não entrada de automóveis.
Este mau estar, tem vindo a tomar proporções alarmantes, dando origem a um mau estar na população, fregueses do mercado daquelas ruas e até nos conselheiros da política, pela forma lenta como está a ser resolvido o problema.
Os jornais já o iam lentamente transmitindo, porque as pessoas não falam de outra coisa lá naquele recanto, afinal para quando uma resolução?
Fecham as Ruas, retiram os locais de estacionamento não pago, dão condições de compra de tudo quanto existe nos centros comerciais da periferia da Cidade com parque de estacionamento, isto é bem claro que ninguém vai fazer compras ao centro de Penafiel.
Penafiel seu centro que se cuide com outras formas de comércio, porque senão a curto prazo estará às portas da morte. Foi dito que Penafiel precisava que fosse encerrado ao trânsito nas quatro rotundas, e aí sim, Penafiel sem carros até gramava. Mas, quando os outros concelhos fizessem o mesmo, caso contrário o Zé-povinho vai continuar a ir à periferia de Penafiel, Paredes, Lousada e a outros centros ainda mais longínquos, sem incómodos de ser multado em estar mal estacionado a carregar ou descarregar e outros condicionamentos.
A Câmara Municipal precisa de rever a situação desse recanto com a entrada livre, mas não vai de certo modo levar os compradores ao centro da cidade para os comerciantes aumentar as suas vendas.
Penso que aqueles que fecharam o seu ramo comercial e outros que tencionam fechar, não fizeram de certo modo pelas Ruas estarem limitadas ao trânsito e ao seu estacionamento, que deveria ter afectado o seu comércio, talvez. Mas as deficiente estrutura actualmente montada para o comércio tradicional é que deve ser o grande mal penso eu.
Se repararem não há nada que chame as pessoas ao centro da cidade, centro da cidade frio ou seja, não é acolhedor andar a dar a volta a este comércio, e, como se vê, as pessoas fogem para locais com melhores condições.
Repararem no trânsito, é saturante, quem pelo centro caminha a pé dá bem conta. Carros, mais carros, por vezes a alta velocidade, levantando poeiras, gazes, resíduos de lixo e tudo se solta na passagem de um automóvel para além dos ruídos.
Pessoas adoecem só com os carros que passam sem parar.
Mas se tiverem intenção de parar por muito que procurem não tem sítio para parar junto desse tal comércio tradicional e ter condições para estacionar por cinco ou dez minutos com o carro por perto, mesmo deixando no carro a avozinha o cãozinho ou o gatinho por perto e tomar um café, comprar um metro de tecido, uns alfinetes, ou ir ao banco, aos correios, finanças etc.
Cidade precisa de novo estudo e rápido sobre trânsito, entradas e saídas da cidade, assim como verificação e localização dos semáforos que estão a ser prejudiciais para o tráfego em certos locais.
Ver imagens em:
http//:aaris.blogspot.com
http//:penafielgentearte.blogspot.com
http//:desporto-aventura.blogspot.com
Ler O Penafidelense. Fotos de: napoleão.monteiro@sapo.pt
Posted by Picasa

No comments: