Friday, April 27, 2007

Cidade Porto Comemorações do 33º aniversário do 25 de Abril



O discurso do Presidente da Câmara Municipal do Porto Dr. Rui Rio, começou por anunciar os 33 anos depois, da Abril, dizendo que só faz sentido evocar o 25 de Abril, se esse momento servir para fazer uma reflexão séria sobre a evolução do regime democrático. Focou o mais antigo canal português de televisão em promover recentemente um concurso consulta, amplamente participado, tendo por objectivo eleger o maior português de todos os tempos, como resposta que foi avassaladoramente a favor daquele que criou e liderou a ditadura que o 25 de Abril derrotou.
Foi apenas um concurso mas o resultado tende fazer pensar e inverter rapidamente o caminho, que se tem vindo perigosamente a seguir.
Segundo Rui Rio a democracia atravessa uma crise de eficácia e de credibilidade que temos de saber resolver, face ao sentimento expresso da referida consulta.
A justiça é, talvez, a principal responsável pela crise que atravessamos um pilar decisivo do regime e não sustentável País que se auto denomina de Estado de Direito Democrático e tenha o sistema democrático num caos. Não se pode, esperar que cidadãos tenham respeito pelo regime, quando, em obediência a meros interesses comerciais ou a inconfessáveis interesses políticos, se assiste a verdadeiras condenações populares nos órgãos de comunicação social.
A Atribuição das medalhas da cidade do Porto para os homens e mulheres cujo trabalho exemplo em prol da comunidade, devem ser reconhecidas e exaltadas e por isso foram escolhidas estas comemorações.
Atribuir medalhas da cidade significa premiar e agraciar os que construíram uma sociedade culta e participada. Por tudo quanto e em nome da Cidade do Porto e com os agradecimentos Homenageia:

Dr. Miguel Veiga, Prof. Maria Helena Rocha Pereira, Dr. Rocha Melo, Dr. Luís Portela, Tomás Jervell, Tiago Monteiro, Chefe Hélio Loureiro, Arnaldo Palmeira, Dr.ª Maria José Fernandes e o título póstumo ao pintor Portuense António Cruz.

UMA PLÊIDADE DE PERSONAGENS QUE REPRESENTAM VALORES QUE A CIDADE DO PORTO RECONHECEU E TÂO POUCO NOTICIADO.
Mesmo desta forma, reconheço que os Penafidelenses ainda têm Homens com letra Grande.
Do (penafielgentearte) Parabéns Dr. Rocha Melo.

No comments: