Wednesday, December 20, 2006

: Penafiel Sem Carros

Penafiel Câmara
Penafiel Praça Municipal
Penafiel Praça Municipal
Penafiel Largo da Ajuda

Se bem li o JN, Jornal de Notícias de segunda-feira de 18 de Dezembro de 2006, afinal acabo de ver que a desertificação se tem acentuado em toda a cidade de Penafiel e não só na Quinta da Sr. D´Ajuda, digo Quinta, como também se lhe podia chamar condomínio fechado, e passo a citar.
Pois bem, ainda há gente que se lembra da cidade do antigamente, ou pelo menos em ter ouvido falar de que a cidade histórica era com a vinda do Porto pela Rua do Carmo subindo pela Igreja Matriz, Paço, Igreja da Misericórdia, fronte da Câmara, pela Avenida onde mais tarde passou o comboio, e por ali andavam nas Quelhas até entrar novamente no Carmo, não fugindo muito ao que ainda hoje prevalece, mais coisa, menos coisa.
Posto isto e se não estou em erro, a rua de hoje Alfredo Pereira é relativamente nova duas ou três casas de 1850 +ou – com um Quelho para passar, um Fontanário que hoje existe o local, mas não funciona, nem mesmo como espelho de água, para dar vida à rua, e pouco mais havia. E porque os Penafidelenses daquele local acharam e muito bem, que a rua fosse integrada no projecto PROCON para refazerem as fachadas dos estabelecimentos, agora chegou a hora e aí está o pago. Há um ditado que diz quem tudo quer, tudo perde, e aqui está, o comerciante a fazer publicidade ao Parque, podendo ver-se nas fotos, e os proprietários a quererem passar os seus estabelecimentos. Porque será? Afinal não é tão bom caminhar a pé pela Belíssima Rua? Sei que os hábitos fazem parte do quotidiano e hoje ninguém vive sem carro à porta, e é por tal motivo que as pessoas querem vender ou passar, mas ninguém se vai meter naquela quinta cercada com portões por todos os lados, sem liberdade de poder rapidamente aceder à sua viatura, de terem os seus amigos a protestarem para aceder ao comando por ficar longe da porta e se faltar a electricidade bem esperam até que chegue. Enfim, são as consequências do desenvolvimento mal desenvolvido.
Estou cá para apoiar esta medida, muito mais rigorosa, que é a cidade sem carros como vemos nas fotos, a colocação de portões nas entrada da cidade, acabando com os carros, e com as reclamações. Aí sim. Até os Srs. Presidentes e a gente do poder melhor apreciavam a cidade de Penafiel, imaginando-a no passado com o comboio, o povo cumprimentando-os tirando-lhes o chapéu. Seria uma boa medida, é caso para ser pensado. Resolvia aquele velho ditado do; Ai Quem me Dera esses tempos que os meus avós diziam. Mas se os avós não tivesse morrido ainda hoje era vivos. Posted by Picasa

No comments: