Sunday, May 16, 2010

Felguiras ISCE com Projecto Emergente 2010





Projecto Emergente
Felgueiras Instituto levou alunos ao Projecto Emergente
Foi a IX conferência do projecto emergente, esta anual, que realizou no dia 17 de Maio de 2010 no auditório da Biblioteca da Câmara Municipal de Felgueiras. O evento foi da autoria do Instituto Superior de Ciências e Educativas, ISCE de Felgueiras tendo os alunos, actores, e convidado mostrando a suas capacidades do que fizeram após o final de curso, assim como a sua vivência após terem terminado o seu curso, na integração do mercado de trabalho, vocacionado para acção social, sócio cultural, música e na formação para todo ser humano.
Foram momentos de grande expectativa, pelo que levou os alunos presentes a estarem atentos principalmente os que são finalistas dos cursos, dos quais, o tema, “O lugar da Arte na Educação”, tinha interesse para uma reflexão no seu futuro próximo, a integrar no mercado de trabalho num curto espaço de tempo.
A IX edição do “projecto emergente,” teve seu inicio ás 9 horas com a recepção das participantes e entrega das pastas.
Na abertura a mesa era constituída por várias entidades iniciando à sessão o Presidente do ISCE Dr. Mário Gandara, Representante da CM, Dr. João Garção, Dr. João Sousa, Gilberto Presidente da Associação de Estudantes, da Organização, Dr. Clara Amorim, Dr. Célia Novais, assim como a Dr. Estela e Vera Costa.
O Presidente do ISCE Dr. Mário Gandara, usou da palavra na sessão de abertura dando as boas vindas e congratulou-se por ter mais uma conferência, a IX com um tema de elevada importância para os tempos que correm, dias em que actualmente a população atravessa e que muito necessitam de fazer, para que o projecto tenha qualidade, tal como nos anos transactos.
São momentos difíceis, mas a estimulação das crianças na aprendizagem, e a forma de ensino par o qual o projecto “Projecto Emergente” foi criado e que actualmente está vocacionado, em resolver as necessidades para melhores ensinamentos, com sucesso e na expectativa de uma ampla relação à comunicação do trabalho que se possa obter, para que uma melhor formação de todos os novos alunos, possam ensinar, e dêem o seu melhor no ensinamento das crianças, deficientes, e adultos em geral até à sua velhice.
Dr. João Garção na qualidade de representante da presidência da Câmara de Felgueiras, aproveitou o momento para dizer que a autarquia terá todo o Interesse em associar-se ao ensino da terra, importante para a intelectualidade dum povo, na Cultura da Arte, da música, na aposta do futuro no desenvolvimento dos conhecimentos.
Professora D. Maria dos Prazeres com o tema da importância na Educação Artística Integrada no 1º CEBE
Escola é um lugar vivo, aberto, interactivo, laborioso, criativo e inesquecível. Para se alcançar resultados tem de se ser criterioso, fazer com que as dificuldades sejam inexistentes em áreas de expressão, cujo tema escolhido foi a música, áreas de expressão e laboração de projectos.
O que é a criatividade? Indica-se pela originalidade, fluidez, novidade e elaboração. Avalia-se em termos de produtividade, flexibilidade e inovação.
Estuda-se através dos 4P ( persom, process, prodct, press). Na investigação científica, dado o seu carácter multifacetado, implica o concurso de múltiplas metodologias, em interdisciplinaridade
Tem contudo técnicas de estimulação, criativa, tais como brainstoming
(torvelinho de ideias), analogia inusual, metamorfose (total/parcial dos objecto, leitura recreativa de textos e desmembramento de frases. (prado 1997)
Criatividade é precisa dos professores e dos alunos, com equilíbrio das três dimensões da racionalidade comunicacional no projecto educativo, na formação dos professores. Nas práticas docentes e no currículo. Valorização da educação artística.
Na literacia em artes é necessário o desenvolvimento da criatividade o desenvolvimento da capacidade e de expressão e da comunicação, sendo elementos a apropriação das linguagens elementares das artes, tido como compreensão das artes no contexto.
Olhando a vertente da música no quadro (Projecto Emergente) um ex aluno do ISCE, hoje professor de música nas actividades de enriquecimento curricula apresentou o tema “Cantarolando”. Trouxe a público um CD com tendência para crianças. A música é com guitarra, letra de sua autoria. Pretende fazer chegar o produto a às escolas, assim como aos pais, tios primos etc. das crianças , pois é matéria complementar para o trabalho de crianças e que as faz desenvolver a sensibilidade e a estética.
Criatividade com programa “odisseia”, foi orientar, promover e desenvolver a criatividade dos alunos com motivação intensa. Os resultados e seus pressupostos sobre o contexto da aprendizagem foram qualificantes. Ficou a base para um trabalho de fundo com uma investigação aprofundada mentalidade. Dado muito embora que a referencia do nº dos cerca de 650 alunos não seja validada. Ficou o esforço no desenvolvimento do estudo dos alunos, do seu contributo na área de investigação.
Não vou deixar em claro o belo momento que a poesia que a Vera Costa nos trouxe, “Descansa a Sacola” de Viana do Castelo. Estes poemas que foram citados pelas crianças José Loureiro e Diogo Carvalho e que nos deu um ar de frescura e de alegria em termos as duas crianças a citar poemas sem cábula, melhore que qualquer intelectual na matéria. A imaginação poética inspirada pelas duas crianças foi celebrada com grande saudação.
O Holocausto Precoce, foi tema do Curso de Educação Musical, mas, para crianças, creio ser inadequado, porque é forte demais para as crianças pequenas. Mas, é o que nos vai tocar, mais ano ou mais século, o homem vai acabar por destruir tudo quanto a natureza nos deu, basta iniciar pela poluição do ar onde é perfeitamente possível e aí a destruição humana. Foram boas as marionetes os sketches não tenhamos dúvidas, e que vamos em caminhos errados no meio ambiente, é uma verdade. Mas, e se o homem for um pouco inteligente bastará cada um de nós plantar uma árvore e preservar melhor a água, e o ambiente logo sentirá. Acabar com o planeta não muito obrigado. Melhorar é acabar com os homens que o destroem.
Por último a música, Sonho de Criança. E quem me dera ser criança, poder ver, ouvir, ler e escrever. Poder falar, ditar e mandar, ser feliz, voltar à realidade, respirar, brincar e tocar música, sem ser… Um Sonho de Criança.

Para completar o Sonho de Criança Junto poema Vida.
Vida

Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.

Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas
que eu nunca pensei que me iriam decepcionar,
mas também já decepcionei alguém.

Já abracei pra proteger,
já me ri quando não podia,
fiz amigos eternos,
e amigos que nunca mais vi.

Amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.

Já gritei e saltei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
e levei na cara muitas vezes!
Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
já me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).
Já encontrei uma Felicidade,
Já me deu as alegrias
Numa prova que chorei.
Vivi estou cá.

Mas vivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vida.
E Tu também não deverias passar.
Vive!!!
Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é "muito" para ser insignificante.
E assim se realizou a conferência com um potencial vocacionada para o futuro, para a obtenção dum futuro melhor d as crianças, e não desrespeitando os deficientes Somos todos Iguais Todos diferentes, para o ser humano em geral.
Parabéns alunos de Felgueiras. Vive, não passes pela vida.