Wednesday, September 03, 2008

Padre Mário de Oliveira

Palavras de Padre Mário de Macieira Lixa
Olá, Companheiras
Olá, Companheiros

Dou-Vos, mais uma vez, o meu afecto e a minha paz.
Venho dizer-Vos que retomei hoje o meu DIÁRIO ABERTO. E o Correio Electrónico Não-Confidencial. Podem abrir e ler. Podem também comunicar comigo. Estarei convosco todos os dias, no Espírito, o de Jesus.

Neste novo ano social 2008-2009, gostaria de dar toda a prioridade ao contacto directo e AO VIVO sobre o electrónico. Ser acolhido por Vós nas Vossas casas. Nas Vossas terras. Ou acolher-Vos aqui, em Macieira da Lixa, nesta casinha onde habito, ou na Casa da Comunidade que é simultaneamente a Casa de Maria Laura e dos seus filhos, ou, de preferência, no espaço maior que é o Barracão de Cultura, ainda por concluir por dentro, mas já com o mínimo de condições para realizarmos no seu interior encontros, conversas teológicas jesuânicas – fazem tanta falta, hoje – acompanhadas de refeições partilhadas com o que cada uma, cada um que vier trouxer e, sobretudo, de muitos afectos cada vez mais intensamente sororais / fraternos. Programem e comuniquem com alguma antecedência as Vossas propostas e eu deixarei tudo e irei ao Vosso encontro e ao encontro daquelas pessoas que convidardes a estar também presentes nessas conversas teológicas jesuânicas e nessas práticas políticas maiêuticas que havemos de desencadear, a exemplo de Jesus, a quem os sacerdotes do Templo e os representantes do Império de turno crucificaram. Comigo, poderá ir também Maria Laura, a presbítera não-ordenada da Comunidade Cristã de Base de Macieira da Lixa, chamada à Missão de Evangelizar os pobres e cujo testemunho pessoal de vida traz bem visíveis as marcas do Espírito Santo, o de Jesus. Duma terra, poderei passar a outra, assim haja quem organize e convide. Havereis de ver que será bom. Porque experimentaremos no mais fundo da nossa consciência a verdade daquela palavra de Jesus: “Quando dois / duas ou três estão reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles / delas”. Façam-me, pois, ir até Vós ao vivo em Missão presbiteral e eu irei. Com a minha alegria, o meu afecto e a minha paz. E também, obviamente, com a Teologia de Jesus, a única que não aliena, pois sempre nos remete para aquele DeusVivo que, já na década de setenta do século XX, começou a revelar-se aqui em Macieira da Lixa, esse mesmo que gosta de Política, de Práticas Políticas Maiêuticas, e não de Religião, de ritos e cerimónias litúrgicas sem profecia, templos e altares.

Sabeis que Vos amo. E que a minha alegria maior é saber que já alcançastes, ou estais em vias de alcançar aquela MAIORIDADE HUMANA que só a LIBERDADE PRATICADA, a de Jesus, nos pode dar. No próximo sábado, por exemplo, da parte da tarde, já tenho um encontro marcado aqui em Macieira da Lixa com um grupo de pessoas que vêm propositadamente de Vila Nova de Gaia para uma conversa bíblico-teológica que promete…
Fico, desde já, à espera dos Vossos convites. Vamos, como as parteiras, ajudar a dar à luz uma Humanidade outra e um Mundo outro, bem mais decentes. Vosso, sempre
Mário
www.padremariodemacieira.com.sapo.pt
Posted by Picasa

No comments: