Sunday, November 25, 2007

GNR Louca na Caça às Multas


Olá amigos. Voltei para dar a conhecer que:

Uma coima de 250 euros que me pôs doente por tempos e que tão cedo não vai passar.
O esquecimento foi a falha a que deu direito ao Estado ter as minhas consoadas.
Totalmente alheio a inspecções. A falta de informação, de alerta à vistoria da Inspecção, fez com que tivesse de pagar essa coima.
O carro tinha já quarto anos e segundo soube que não é o ano, mas sim o mês da matrícula que indica para fazer a inspecção.
Foram quatro anos sem que ninguém me alertasse para tal e o agente viu em três minutos no computador, que não estava inspeccionado. Dá para entender a minha falha mas... segue-se:

Pois bem, ao caminhar na estrada 106, atento e sempre descansado da documentação da viatura em ordem, surgiu no local do costume, saída A4, já EN 106 sentido Penafiel, estava os carros da GNR a fazer paragem. Um agente pediu documentos e logo se dirigiu para os selos da viatura, perguntou pela inspecção da viatura e fiquei perplexo, de momento se dirigiu a uma viatura que tinha o computador e em quatro minutos, me transmitiu que não tinha inspecção e que ia ser passada a multa de 250 Euros. Se tal pensou, assim o fez.

Ora esta, julgando ter tudo em ordem surge-me uma digníssima pessoa que me saca 250 Euros! Ou seja meia reforma sem comer nem beber, e sem dar a mínima oportunidade de poder fazer a tal inspecção, tal como o fiz de imediato a que junto o recibo?

Dizem ser o cumprimento da lei e quanto isso em nada me vou prenunciar já.

Um alerta a todos os condutores, proprietários de viaturas que nunca tiveram vistoria, para estarem atentos e não se esquecerem que passados quatro anos de terem comprado o carro, tem mesmo de o levar ao centro de inspecção para ser radiografado.
Mas… cuidado, o tempo passa muito depressa e andam por aí uns senhores à caça, e tanto se lhes importam que o carro esteja novo ou velho. O que tem é de estar vistoriado.

Estou a debater este assunto porque com o stress dos afazeres, levar o menino à escola, levar esposa ao trabalho, ir ao médico, à farmácia, às compras, ao mercado, pagar a renda, a luz., a água, e muitas outras, e tudo passa sem se dar conta.
As multas são pesadas 250 Euros, foi quanto paguei por ter passado um certo tempo. Não conta o ano de matrícula, o que conta, segundo o que ouvi, é o mês, pelo que fiquei a saber e, não sei mais que um miúdo de 10 anos.

Como todo o Mundo sabe a nossa cabeça não tem alarme com campainha e não tem capacidade para todos os dias e horas lembrar os pormenores, uma coisa é certa, não passo de dizer que o agente levou cinco minutos ou menos a saber se o carro tinha ou não sido vistoriado.

Agora faço a pergunta. Porquê esse ministério sabendo de todos os dados dos automóveis não alerta os proprietários por carta ou outros moldes?
Porquê a GNR não faz uma advertência ou apelo tal como o faz para outros assuntos?
Porquê as Companhias de Seguro não avisaram?
Porquê o Automóvel Clube de Portugal não avisou, quando eu sou Sócio?
Porquê a marca do carro CITROEN não avisou?
Porque os locais de inspecção não o alertam?
Porquê a comunicação social a rádios as televisões não o advertem?
Porquê Governo não manda avisar, pelo menos na primeira vez que é coisa que passa a milhões de portugueses em quatro anos?

As palavras mais indicadas é dizer que todos são… tem o prazer em nos sacar o dinheiro sem justificação nem conversa, é assim é assim. Bufar pode-se bufar, e o pagar, já está paga e nos cofres Estatais para dar a outros. É uma troca.

O Cidadão é muito pacato, encabam-nos e por cima ainda querem a sua amizade. Ter confiança em quem? Os confiantes, esses estão bem, fazem e ditam as leis e depois não as cumprem.

Lembrei-me de uma ideia para o Governo digna de ser aproveitada, que fiquem com o dinheiro todo das pessoas e dão géneros e consultas, assim poupava a poupança dos poupadores e não investia em quem por aí anda a passar multas e a fazer legislações sem nexo.

O Governo pede contenção em quê?
Se por troca de uma possível carta de alerta, arrecada dos contribuinte 250 euros, para quê contenção?

Esta lei de inspecção no final dos quatro anos não justifica a forma de como está feita. Cobrem o dinheiro das cartas ou avisos, mas alertem ou avisem o povo, que o carro tem de ir à inspecção? Era uma maneira de serem simpáticos o que lhes falta e de lembrar da lei, daí justificava a coima.
Esta forma tal como é, esquece a muita gente que compra carro e isto leva a ser penalizado pela GNR, Estado, ditadores de leis.

Quem aprovou a lei devia estar a dormir, ou é rico e tanto se importa, porque eles, não as pagam.
O povo tem de abrir os olhos. Ou então acabar com os carros.

Já em tempos passados a GNR passava multas a bicicletas agora tem de se agarrar aos automóveis. Para assim sobreviver?

Bem meus amigos, passei a fazer contenção tal como o governo pede que façam. Acordei e eu vou fazer contenção.

Era como sabem militante do PS, deixo de o ser, passo a poupar.
Dava para as festas das Igrejas, já não dou.
Dava esmolas a pobre e instituições não dou.
Pagava para sócio de diversas Associações deixam de ser.
Dava para Associações humanitárias deixam de dar.
Era voluntário em Associação vai acabar.
E muitas outras coisas.
Por tal estive de férias repousando a pancada que apanhei a favor do governo.
Esta pancada foi forte demais, muita sentida na altura natalícia.

Fugir deles é favor.
E porque sei que, tal como as leis estão, não vale de nada fazer-se alguma coisa pela, humanidade ou trabalho de benfeitoria humanitária, vou dedicar-me ao estudo das leis porque essa é que é precisa, mete-la nos cornos e dormir, isto se não se pagar coimas como esta a dormir. É o que vou fazer.

Esquecimentos ficam caros, e não há perdão, ou seja com GNR deste calibre nada há a fazer, papel lápis e esperar o tempo que eles quiserem sem chus nem mus, paga camelo porque nós é que sabemos e mais nada.

No meu pensar se este tipo de multa fosse prejudiciais para o ambiente, conforme se vê por aí, estaria de acordo, comia e calava. Mas por simples esquecimento sem aviso, fica – me cá metida nos cornos durante a vida.

O carro tal como estava, no mesmo dia foi vistoriado e tudo bem.
Multas destas só por maldade não só da GNR mas sim pelos legisladores de leis.

Quanto à GNR pelo que vejo não tem todos o mesmo pensamento é tudo quanto sei, não são todos deste calibre, perdoem-me em ter ouvido na RTP dizerem que jovens (GNR dizem que os Cidadãos portugueses são inimigos)! É assim? Ou estou errado. Foi Sábado Manhã.

O meu caro Soldado jovem sei perfeitamente que vocês são uns paus mandados sem culpas, mas é preciso ler na cara das pessoas, falar com o cidadão, assim como com o seu chefe e fazer ver as coisas aos cidadãos tal como são.
Mas se falou com o seu chefe ele é bem pior que o senhor, porque estava lá e nem pio deu.
O que vocês devem de deixar é, de ser é arrogantes, e, enquanto tal acontecer, como querem que o Zé povo possa gostar da polícia em Geral? Como dizem publicamente!

(Um aparte). Tenho pena de não ter os atributos de multar, mas se os tivesse hoje, ia andar à vossa procura só para o fazer sofrer de coimas que lhe prometia passar, (só que nunca pagaria nenhuma, mesmo depois de me ter multado) e sabe porquê? Porque sou humano e é mesmo por isso que não estou na vossa profissão.

Uma guerra faz muita falta, para amadurecer inteligências e se vocês fossem melhores, saberiam que estavam a prejudicar um Veterano de Guerra.
Amigos desses, prefiro inimigos de guerra.

ESTA COIMA É DAS CARAS e o governo nada sensível ao que está na lei.
Fui um Camelo, em ser apanhado porque eu sabia que a brigada estava ali.
Já está paga e já tenho os olhos mais abertos.
250 Euros, meia reforma e como justificar? Vou roubar 250 Euros aos polícias?
Dá ao menos para deduzir nos impostos?
De leis só a partir de agora é, que vou encorná-las.

AVISO-TE MEU CARO, OLHA PARA A TUA CARTA E VÊ SE ESTÁ CONFORME A NOVA LEI.

ALERTA OS OUTROS CONDUTORES PORQUE ELES ANDAM POR AÍ.
VAI VER O TEU LIVRETE E VAI VISTORIAR TEU CARRO.
NÃO DEIXES QUE TE FAÇA O MESMO COMO A MIM O FIZERAM.
Posted by Picasa

4 comments:

Anonymous said...

Isto é assim, meu caro amigo. Não interessa se o carro está emcondições, como estava. O que interessa a este Estado burocrático e aos seus agentes é se está lá o selo da vistoria. Todos sabemos que há por aí muito carro a circular, atestado com o selo da vistoria, e que... se fosse vitoriado em condições, seria imediatamente retidado de circulação por constituir um perigo para o condutor e para terceiros. Mas o que interessa é o selo!... Tem selo?... Tudo bem. As rodas estão carecas, não interessa, tem selo!... E é melhor não refilar muito, meu caro amigo Napoleão, ou ainda "vai dentro" por "falta de respeito à autoridade". Mas o Primeiro Ministro não é do seu Partido?...Atão até deve estar satisfeito por contribuir com 250 para a crise do Governo, perdão, do País!

Anonymous said...

Amigo Napoleão,
Estou solidário consigo. Conheço-o como uma pessoa solidária, preocupada em promover a sua Terra, em divulgar as suas potencialidades e...zás, o Governo que elegeu prega-lhe uma destas. Claro que o selo da vistoria não interessa para nada quando oveículo está em bom estado, como se pode ver numa apreciação empírica do mesmo.
É claro que , às vezes, a gente engana-se, como daquela vez em que nos meteu num autocarro podre de velho e queria que ele subisse até ao Monte Mozinho. Ficou a meio da estrada, numa curva a empatar o trânsito. Tinha falta de válvulas e parecia que já devia estar na sucata há muito tempo. Parecia, mas ainda rolava...e ninguém o multou. Agora, o Napoleão que vai no seu carro praticamente novo e é logo multado.
Não há direito. Solidarizo-me consigo, mas o melhor é fazer como fez: pagar e passar a gastar o menos possível para que o Governo saiba que não pode sacar dinheiro assim aos seus militantes. Agora, imagine o que podem eles fazer aos outros, aos que não são militantes...

Anonymous said...

Caro Napoleão,
Li a sua história e fiquei chocado. Como podem os agentes da autoridade multar assim um pacato cidadão. Andam a querer tirar-nos o pouco que ganhamos. Para detectar assaltantes e outros " ratos 2 a polícia não actua, mas para tirar dinheiro a um pobre desgraçado ( não é bem o caso, mas é só para reforçar a injustiça , estão sempre atentos quais hienas de olhos fitos na presa.
Não acho bem é que deixe da dar para as festas populares. É tão bom ouvir os altifalentes todo o dia e t~e-los ali ao lado a torturar-nos os ouvidos. Vá lá, reconsidere e contribua. Só para as festas.
Quanto a deixar de ser militante, aí acho muito bem. Eu também vou deixar de o ser em jeito de solidariedade.

.J.G. said...

Eu também acho que o actual sistema de caça às multas (agora que está a chegar a altura do Natal em que muitos agentes precisam de dar prendinhas), é muito injusto.
E ao contrário do que disse o senhor do primeiro comentário, é necessário não ficar calado e refilar.Refilar pois claro...
Mas refilar contra aqueles que lá estão, os que lá estiveram e os que hão-de estar, pois esses é que andam constantemente a esvaziar-nos os bolsos, ora com recurso a coimas, ou multas,ou impostos por tudo ou por nada, ou leis que nos fazem cada vez mais miseraveis.