Wednesday, March 07, 2007

Um Caso: A Génese da Rota do Românico





Eng. Braga da Cruz uma voz na Conferência em Penafiel no dia 05

“Que turismo para o Norte de Portugal? Um Caso – a génese da rota do Românico”.

O turismo em actividade económica
Vale do Sousa Região Norte
Turismo Espaço Rural
As Rotas temáticas
A Rota do Românico do Vale do Sousa
Conclusões

Eng. Braga da Cruz, como orador explicou “ Projecto Rota do Românico”.

Turismo é uma actividade económica com grande importância para Portugal
- Representa uma expressiva forma de equilibrar a deficitária balança comercial
-Tem peso na geração de Emprego
-Pode manifesta-se por todo o Território nacional e não apenas nos destinos tradicionais
-Está associado à valorização do património Cultural; construído, ambiental, antropológico, etnográfico, gastronómico, etc.
- Pode projectar uma imagem positiva de Portugal no mundo e assim dá outro efeitos favoráveis

O que é o turismo?

-Todo o visitante que permanece no lugar visita do pelo menos uma noite, num alojamento colectivo ou particular

Do total dos visitantes que procuram Portugal.

42% são turistas
56.5% são excursionistas
11% são passageiros em trânsito

Portugal é visitado por ano por cerca de 12000 de turistas

-Portugal tem um dos maiores índices de Procura turística mundial-1,2turistas por habitante, da ordem de grandeza da França, Espanha ou Itália

-No entanto, 80% destes turistas orientam-se para apenas três destinos; Lisboa Algarve e Madeira.

-Todavia; os restantes 20% que se dispersam pelo País, ainda representam cerca de 2,5 milhões, o que é um importante oportunidade para outras formas de turismo, por exemplo o TER (Turismo em Espaço Rural)


Turísmo de Portugal em números de 2002

-Número de dormidas - 32.4 milhões (quebra de 2.6%)
-Dos quais 22.4% são Estrangeiros (quebra de 2.6%)
80% Orientam-se para o Algarve, (46.3%), Madeira (21.9%) e Lisboa (21.3%)
-O Norte é o 4º destino com cerca de 10% das dormidas
-A procura do Norte a residentes em Portugal foi 19.2% (3º destino)
-Proveito de Hotelaria 1400M£ (cresce 3.2%) no Norte150M£ (cresceu 12.3%)
-Proveitos na Rubrica de “aposentos”- 950 M£ (cresceu 2.3%) no Norte10.2%


Convergência das Regiões Portuguesas

-Região Norte o PIB é de 9.898 per capita e o mais baixo de todo o País quase metade do verificado na região de Lisboa. registado

Mapa gráfico com convergência das Regiões Portuguesas
-Fonte: PIB por regiões; INE; Set. 2005

Mapa gráfico Convergência das NUTs III da Região Norte

-49 Per capita 2003 Tâmega Portugal = 100

Indicadores Regionais

-Convergência e crescimento relativo
-Mapa gráfico das percentagens Norte crescimento anual 2.60%

Mapa Vale da Sousa dados gerais

-Área, População, mortalidade, natalidade, densidade, etc.

TER (Turismo em espaço rural)

-O turismo em espaço rural é também uma oportunidade para o desenvolvimento do vale do Sousa
-Como se deve abordar
-Não havendo CRT (Comissão Regional de Turismo) é aos municípios que cumprem organizarem-se

Para o turismo em espaço rural ter sucesso; Algumas Condições
-Compreender a motivação de quem nos visita e opta pelo TER
-Quem busca TER pretende sossego, diferença compreender a tradição popular, reviver uma forma de estar que tende em desaparecer.
-Realizar que o TER também reclama uma exploração diversificada dos recursos turístico
-Tal significa que a oferta de alojamento não é o único elemento que deva preocupar o sector
-Deve ser complementado com formas de animação e de ocupação do tempo dos turistas
-O TER tem de ter exigência de qualidade na construção de oferta e ser esmeradamente atentos

Especificidade de ter a sua organização:
-O TER tem uma taxa de ocupação mais baixa que a restante oferta
-A utilização tem um carácter sazonal

-A organização agregada da oferta pode ser decisiva para o êxito do TER, embora os modelos associativos sejam de difícil montagem
-A criação de centrais de reserva deve ser preparada a partir de uma dimensão critica mínima da oferta e de base regional
-As experiências Portuguesas bem sucedidas (Turihab, por exemplo ) foram construídas por muita persistência e perseverança tendo tido no arranque uma visão a partir de uma região (Vale do Lima)

-É importante definir padrões de qualidade e de entendimento claros fieis aos compromissos


Criar Pólos de Interesse para motivar e ocupar os clientes do TER

-Recuperação dos centros históricos urbanos concelhios
-Cuidar dos espaços naturais; zonas ribeirinhas, matas, paisagens singulares, áreas envolventes de Albufeiras
-Zelar pelo arranjo exterior de pontos de interesse: monumentos, miradouros, pontos geológicos, património arqueológico, núcleos rurais…
-Valorizar centros de produção de artesanato ou representativos de valores regionais (caso do Românico do Vale do Sousa)
-Atribuir prémios de qualidade ou galardões de mérito, por concurso, a restaurantes, comércio tradicional, etc.
-Estudar, preparar e manter circuitos pedestres, escalada canoagem, rafting, périplos equestres ou de bicicleta
-Preparar material de divulgação e contratualizar guias para acampamentos
-Recorrer ao conceito de “rota temática” em torno de especializações produtivas ou de singularidades: históricas patrimoniais, rurais, paisagísticas, geológicas, etc…

As Rotas Temáticas com interesse Turístico

-Definição de Rota Turística (DGT – percurso que inclua pontos de interesses históricos, cultural e paisagístico
-Mas, não esquecer, são produtos turísticos que podem ser colocados no mercado e comercializados
-Significa que carecem de Organização exigente e compromisso

Exemplo de “rota Temática”

-Produções agrícolas “rota de vinhos, do azeite” ou industrias “rota do têxtil , do vidro”
-Património (românico, romano, literário, rupestre)
-Natureza religiosa (rota cisterciense)
-Histórica “rota dos castelos da Raia”
-Actividades tradicionais que cessaram (rota do contrabandista)
-Rota do cavalo para Alter (?)

Vantagens das Rotas de Turismo Cultural
-Permite captar investimento
-Ampliar receitas de turismo local
-Contribuir para a qualificação geral da imagem do destino turístico regional
-Preserva e projecta o património identitário
-Aumenta a auto estima do cidadão e reforça a relação com o Território.

Ver imagens em:
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http//: desporto-aventura.blogspot.com
Ler O Penafidelense. Fotos de: napoleão.monteiro@sapo.pt Posted by Picasa

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