Penafiel festejou e homenageou mais um dia dos Avós com missa, homenageando a mentora Ana Elisa Couto, a Sra. que teve a ideia, sonhou e concretizou a sua vontade em 2003, de um dia ser comemorado o Dia Nacional dos Avós. Assim aconteceu mais um ano, muito embora a mentora já guardada no Céu, sabendo de que sua vontade está a ser cumprida. Presentes nesta cerimónia a família e todos amigos, onde o Sr. presidente da câmara e Alberto Santos, Bispo do Porto D. Manuel Clemente e muitas outras personagens de instituições, câmara, assembleia e Religiosas tiveram a sua presença. NapoleãoDiMonteriro
Wednesday, July 27, 2011
Tuesday, July 26, 2011
Associação de Municípios do Baixo Tâmega promove Ciclo de Concerto de Órgão de Tubos
Vimos pelo presente convidar V. Exa. a estar presente no Concerto de Órgão de Tubos e Trompete do “Ciclo de Concertos do órgão de Tubos da Igreja São Gonçalo | 2011”, a realizar no dia 29 de Julho, sexta-feira, na Igreja do Convento de São Gonçalo, em Amarante, pelas 22h00m. Agradecemos a v/ melhor divulgação do mesmo.
Em anexo remetemos convite.
Com os melhores cumprimentos,
AMBT
--
Casa da Portela – Rua Dr. Miguel Pinto Martins, 35
4600 – 090 Amarante
Telefone: 255 410 320
FAX: 255 410 329
Monday, July 11, 2011
Penafiel seus descuidos no património
Friday, July 08, 2011
A Presidenta foi Estudanta?! Aula de português
Uma belíssima aula de português.
Foi elaborada para acabar de uma vez por todas com toda e qualquer dúvida se temos presidente ou presidenta.
A presidenta foi estudanta?
Existe a palavra: PRESIDENTA?
Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?
(Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná)
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".
Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação..
Wednesday, July 06, 2011
Um Dia Pela Vida - Porque o Cancro Existe

Call to Action
Maria José Nogueira Pinto não venceu a batalha...
Faleceu hoje, dia 06 de Julho com 59 anos uma extraordinária Senhora de seu nome Maria José Pinto da Cunha de Avilez Nogueira Pinto, jurista e também ela uma lutadora. Mais uma vítima desta triste doença, o Cancro, neste caso no Pâncreas. A sua forma de estar na vida, a sua garra de lutadora infelizmente não foram suficientes. Que o seu exemplo fique e possibilite a todos continuarmos a lutar, lutar, lutar, até que a cura seja encontrada. Descanse em paz. Causes
Rotaract Clube com novo conselho director
No passado dia 1 de Julho realizou-se a tradicional transmissão de tarefas do Rotaract Club de Penafiel. Berto Gomes, presidente cessante, passou a presidência do clube das novas gerações de Rotary a Mateus Oliveira. Natural de Abragão, o novo presidente do clube é arquitecto, tem 28 anos e promete imprimir uma nova dinâmica a este clube que a partir de agora conta com três novos membros. Sob o lema ”Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade", ao longo do novo ano rotário, o Rotaract procurará desenvolver um conjunto de actividades de âmbito social, mas também acções de desenvolvimento e valorização pessoal, numa estratégia que visa potenciar a nobreza inerente ao espírito do movimento. Segundo Mateus Oliveira, "esta é a altura de relembrarmos continuamente o lema do movimento [ndr: "Dar de si, antes de pensar em si"], uma vez que este carrega em si, não só, um enorme significado como, simultaneamente, uma enorme responsabilidade. De facto, a situação conjuntural que vivemos exige, de cada um de nós, a assimilação plena dessa dualidade significado/responsabilidade, de modo a contribuirmos, sempre que possível, para uma melhoria da realidade que nos envolve."
Conselho Director 2011/2012
Presidente – Mateus Oliveira
Vice-presidente – Pedro Santana Cepeda
Secretário – Miguel Santos
Tesoureiro – Elzo Gomes
Protocolo – Rita Pedras
Relações Interclubes – André Campos
Monday, July 04, 2011
Uma Feirinha Cultural na Freguesia de Casais Lousada Porto Portugal
A primeira mostra das actividades da freguesia de Casais do concelho de Lousada foi um sucesso.
Pela analise a mostra superou as expectativas, sinal de felicidade das pessoas e fruto de que actividades como esta seja qual for a freguesia, (colocando de parte as cores políticas e religiosas), eventos como este devem ter uma continuidade, para que a gente da sua terra tenha a oportunidade de pôr em prática a mostra das suas mais-valias, usos e costumes, o que de bom existe nas suas oficinas caseiras, dando-lhes a oportunidade de poder fazer parte do mundo, mostrando a sua cultura, a sua arte, a sua sabedoria, os seus princípios, os seus produtos biológicos campestres locais, aos turistas ao turismo global, à gente doutras terras, doutros concelhos, para bem do desenvolvimento das terras do nosso interior.
Com um dia de verão fresco como o de domingo, a verdura das árvores chamaram ao parque de merendas de Casais, um espaço dos mais belos do Vale do Sousa, onde muita e muita gente ocorrereu, entre os quais o vereador v. presidente da cm Lousada Pedro Machado e o Eduardo Vilar do pelouro da cultura, presente no sábado. Este evento, primeira mostra de Casais, é o início de uma aposta e para uma continuidade das feirinhas nas freguesias.
A realização do evento foi de tal forma boa, que as palavras são substituídas por imagem, pelo simples facto de que as fotos são a prova inequívoca, onde a realidade dos momentos estão bem marcados. Parabéns Casais, sua terra, sua gente. NapoleãoDIMonteiro.
Ver mais fotos:
http://penafielgentearte.blogspot.com
http://picasaweb.google.com/aariosousa/napoleao.monteiro
http://picasaweb.google.com/napoleao.novelas
http://aaris.blogspot.com
http://desporto-aventura.blogspot.com
www.bestanca.com
youtube (monteiro56)
Sunday, July 03, 2011
Penafiel contra a violência doméstica
Uma caminhada para pensar…Ver mais em:
http://penafielgentearte.blogspot.com
http://picasaweb.google.com/aariosousa/napoleao.monteiro
http://picasaweb.google.com/napoleao.novelas
http://aaris.blogspot.com
http://desporto-aventura.blogspot.com
www.bestanca.com
youtube (monteiro56)
Friday, July 01, 2011
Caminhada descida pelo rio Bestança em Cinfães com Associações PDV Bestança e a AARIS Vale do Sousa e os ambientalistas de Coimbra
Dia 16 e 17. Muito breve e está limitado o Nº de Pessoas. corra telefone marque já.
Descida do Bestança 2011
16 e 17 de Julho de 2011
Eis-nos nas calendas solsticiais de um Verão túrgido de exalações caloríferas. As fragrâncias das essências expelidas pelas flores dormentes propagam-se em frémitos ao ritmo dos sons monocórdicos das cigarras e do piar da avifauna pululante no vale do Bestança que quais trompas estrepitosas anunciam a "descida".
Mergulharemos numa pletora verdejante e caminharemos sobre as puídas pedras do leito do rio em cujos interstícios a água imaculada escorre emanando murmúrios que entorpecem os sentidos num deleitoso ápice.
Serpa Pinto, intrépido explorador africanista, aqui nasceu logo ouvindo tais embalos e fortalecendo o seu espírito temerário que o levaria a fazer a mais lendária, arrojada e destemida travessia de África ombreando com Livingstone e Stanley, Francis Burton ou Speke.
Lembremos o seu arrojo, intrepidez e sagacidade nesta "descida" que só os mais audaciosos e determinados podem almejar concretizar para no final, sorvendo haustos de cálido ar e em rictos de triunfalismo, arremessarem vozes estentóreas pelas recônditas quebradas importunando os ujos nas fragas da Arruínha: Eis o Prado! Chegámos enfim. Descemos o Bestança!
Programa Dia 16
- 9h00 - Concentração em Valverde. Carregamento em tractor dos pertences dos intrépidos caminheiros.
- 10h00 - Início da caminhada por ínvios atalhos em direcção ao rio.
Ao final do dia, chegada ao Prado, montagem das tendas e jantar*. Segue-se o acendimento da fogueira ancestral.
Os ávidos comensais deverão observar recatada fila. O frugal repasto será servido após prolação de humílimo discurso a que se seguirá - assim se espera - tonitruante salva de palmas e vivas ( sinceros ) ao nosso querido e grande líder que se dignará levantar a mão em sinal de indolente apreço.
Dia 17
9h00 - Pequeno-almoço. Segue-se uma caminhada algures pelo vale do Bestança.
- 13h00 - Almoço no Prado.
Informações
Os participantes devem trazer:
Tenda e saco cama, mochila, vitualhas para o almoço de sábado, garfo e faca, prato, copo, toalha, muda de roupa e calçado, artigos de higiéne, agasalho para a noite ( a temperatura desce e o ar torna-se mais húmido ), sapatos ou botas adequadas para andar dentro de água, protector solar, saco protector para máquinas fotográficas e telemóveis.
Dada a solenidade do jantar, pleno de teluricidade, recomenda-se roupa discreta mas adequada ao momento. Obrigado.
Evitar: Enlatados, garrafas de vidro, colher plantas ou insectos, deixar lixo esquecido.
Grau de dificuldade: Elevado. Recomenda-se boa forma física e aconselhamento junto de outros reincidentes para obtenção de informes.
Por infortúnio perdemos o contacto - que muito útil seria como testemunho - daquela infausta participante que escorregou numa pedra roliça, caiu desamparada e partiu o osso ( jamais esqueceremos aquele fracturante estalido! ) que remata inferiormente a coluna vertebral do homem, vulgo, cóccix. Entre outros infortunados acidentes lembramos o daqueloutro que trouxe uma bola de carne e que ao servi-la escorregou e a deixou cair na água logo arrastada pela corrente por entre gritos e desesperantes - mas inúteis - tentativas para a recolher. Last but not least, como aquele que colocou o pé em desapoio numa pedra roliça, caiu e bateu com a testa na rocha com tal fragor que se ouviu nos cerros do Perneval. Levantou-se e disse, com o rosto manchado pelo sangue que escorria vívido: " Estou f..., digo, um pouco lesionado".
Inscrições
Inscrições limitadas.
Sócios: 25,00€
Não sócios: 35,00€
Só para caminhada de sábado: 10,00€.
Data limite de inscrições: dia 13/6/2011 ( improrrogável ).
TLM: 96 8013140, 91 7535075; 91 7619080
Esta é uma actividade sem fins lucrativos nem organização adequada. Os participantes devem fazer seguro pessoal para esta actividade. A ADVB não se responsabiliza por quaisquer acidentes que possam acontecer.
Penafiel AEP com 4ª exposição de automóveis
Penafiel a AEP realizou mais uma Exposição de Automóveis clássicos e antigos, sendo já a 4ª mostra das relíquias da nossa terra e dos Associados do Clube Penafidelense de Automóveis Antigos, que nos dá o prazer de sentir o século XX, os tempos em que se viam a rolar nas estradas portuguesas. NapoleãoDiMonteiro. Ver mais em:
http://penafielgentearte.blogspot.com
http://picasaweb.google.com/aariosousa/napoleao.monteiro
http://picasaweb.google.com/napoleao.novelas
http://aaris.blogspot.com
http://desporto-aventura.blogspot.com
www.bestanca.com
youtube (monteiro56