Saturday, May 29, 2010
Seminário em Lousada Rota do Românico
Rota do Românico: património para todos
Seminário realizado tal como o previsto em 28 de Maio de 2010 no Vale do Sousa Ex-líbris do Turismo, Porto e Norte de Portugal. Arrastou ao Espaço AJE de Lousada Personagens, cidadãos e entidades políticas, de importância a nível Estatal e Camarários, entidades como: Sr.ª Secretária do Estado Idália Moniz, Presidente de câmara Lousada, Jorge Magalhães e Alberto Santos da CM Penafiel. Pelos discursos, mostraram que as terras do Vale do Sousa estão de parabéns pela grande expansão Turística, mas precisa muito mais, vamos, é ver quando. O seminário teve um trabalho muito importante no 1º painel foi a focada a Rota do Românico as acessibilidades, com o objectivo mais alargado, visando assim o desenvolvimento num futuro rápido, as melhorias face às deficientes acessibilidades hoje existentes. O segundo painel focou “ o plano de promoção da acessibilidade da rota do românico do Vale do Sousa, tema sobre as necessidades a implementar que visão acessibilidades para todos e sua mobilidade, e colocado no seminário pela equipa técnica do Plano.
Românico Palentino: Narrativa do Projecto, foi o 3º painel com Rafael Martinez González, director da cultura de lá Diputación Provincial de Palencia – Espanha demonstraram que as acessibilidades mobilidades são importantíssimas para o turismo. O seu património românico Palentino, também tem as suas dificuldades. Mais nas fotos (románico Palatino).
Por último e 4º painel um grande enfoque sobre o Património | turísmo|acessibilidades! Cidadania com Carlos Figueiredo Fonseca, Direcção Regional da Cultura do Norte, Vasco Martins costa, Director dos edifícios e monumentos nacionais, e Carlos costa, Universidade de Aveiro.
Um seminário que teve um objectivo claro, trabalhar nas acessibilidades melhores mobilidades em todo Vale do Sousa Rota do Românico. NM
Rota do Românico vence Prémio Novo Norte
A Rota do Românico do Vale do Sousa foi uma das vencedoras da primeira edição dos Prémios Novo Norte – Boas Práticas de Desenvolvimento Regional, ao conquistar o troféu na categoria “Norte Civitas”.
Os resultados foram conhecidos no dia 27 de Maio, numa cerimónia realizada na Casa da Música, no Porto.
Depois da consagração internacional obtida com o XXXV Troféu Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, durante a FITUR - Feira Internacional de Turismo 2010, em Madrid; depois da distinção nacional promovida pelo Prémio Turismo de Portugal 2009, na categoria “Requalificação de Projecto Público”, durante a última BTL – Feira Internacional de Turismo, em Lisboa; chegou agora a vez da própria região Norte distinguir o projecto turístico-cultural da Rota do Românico.
Os Prémios Novo Norte são uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), apoiada pelo Jornal de Notícias (JN), e visam reconhecer publicamente os projectos mais inovadores e os que mais contribuíram para o desenvolvimento do Norte nos últimos anos.
A Rota do Românico, gerida pela VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, venceu a categoria “Norte Civitas”, que pretende premiar os projectos ligados à promoção da competitividade, da coesão, da sustentabilidade e da governança do território nortenho.
Uma referência final para o renovado Museu Municipal de Penafiel, que foi um dos finalistas destes Prémios Novo Norte, provando – uma vez mais - que a aposta comum na valorização do património, da cultura e do turismo do Vale do Sousa, efectuada pelas múltiplas entidades públicas e privadas que o integram, começa a obter o merecido reconhecimento e os primeiros resultados visíveis.RR
27/05/2010