A confraria nacional do leite criada no dia 11 de dezembro 2011, teve a presença do secretário de estado da agricultura, José Diogo Santiago Albuquerque, António Lobo Xavier, Arlindo Cunha, Capoulas Santos, Alberto Santos, presidente c.m. de Penafiel, dos quais foram entronizados entre outras muitas individualidades nesta cerimónia, que decorreu no Museu Municipal de Penafiel.
A confraria do leite pretende ser um marco no panorama da agricultura portuguesa, tendo como único objectivo a dinamização do sector do leite nacional, estabelecendo ligações com produtores, agentes económicos, entidades privadas e outras confrarias ligadas ao leite e à gastronomia.
Este sector em Portugal dá emprego a mais de 100 mil pessoas e representa por ano 2 mil milhões de euros (1,3% PIB), sendo um dos sectores nacionais, por excelência, bem posicionados para ajudar a combater a crise económico-financeira actual.
Com sede na ALIP (Associação Interprofissional do Leite e Lacticínios) em Lousada, a Confraria do leite pretende promover de forma activa tudo o que diga respeito ao leite nacional, recorrendo entre outras actividades à promoção e realização de concursos, provas, acções de promoção e outras acções que ajudem a fomentar a produção, consumo, valorização e comercialização do leite nacional e seus derivados, quer no território nacional quer no estrangeiro.
Os confrades desfilaram pelas ruas da cidade de Penafiel, seguida da Missa de homenagem ao Sr. Comendador Fernando da Silva Mendonça, a figura maior da agricultura portuguesa, ao assinalar-se um ano do seu falecimento e cujo seu nome ficou vincado na pedra em Lousada em sua homenagem, no Laboratório Interprofissional comendador Fernando Mendonça.
Estiveram ainda presentes no evento, as confrarias madrinhas, a do vinho verde, a confraria do melão casca de carvalho e a confraria lusogaláica