Agrival 2011 acolheu mais de 120.000 visitantes
Maior Feira Agrícola do Centro e Norte do País mantém auto-sustentabilidade
A Agrival 2011 voltou a ser marcada pelo sucesso e por um elevado número de visitantes que não quiseram deixar de conhecer a maior Feira Agrícola do Centro e Norte do País.
Durante os 9 dias de Feira, mais de cento e vinte mil pessoas visitaram a 32º Feira Agrícola do Vale do Sousa, onde puderam explorar, conhecer e ao mesmo tempo divertir-se com o grande leque de variedades, sem esquecer os diversos concursos relacionados com os produtos típicos da região, como foi o caso do concurso de “Broa de Milho”, “Pão-de-Ló”, “Cebola” e do “Melão de Casca de Carvalho”; a 10ª Mostra Nacional de gastronomia; o convívio de cerca de cento e oitenta produtores e engarrafadores de vinho verde e claro, vários momentos de cultura e entretenimento, com actuações de diversos ranchos, grupos de cantares, artistas de rock, pop e Dj´s.
Tudo isto num único espaço com cerca de 25 000 m2, e que contou este ano com 300 expositores, desde a produção agrícola à gastronomia, sem esquecer as maquinarias, gado, artesanato, moda, serviços e até novas tecnologias.
E porque a Agricultura é a base primordial e de mais evidência na Agrival, foram organizados dois colóquios em torno deste assunto. Na parte da manhã subordinado ao tema “ O futuro da politica agrícola comum em Portugal”, com a colaboração da CONFAGRI, e na parte de tarde o colóquio “ Semear Penafiel”, organização a cargo do pelouro do desenvolvimento rural da Câmara Municipal de Penafiel e com a colaboração da direcção regional de agricultura e pescas do Norte. O colóquio “ Semear Penafiel” serviu acima de tudo para esclarecer e informar os agricultores e produtores da região sobre os projectos municipais no âmbito da agricultura biológica, desde a produção ao consumo e da importância das confrarias gastronómicas na defesa dos produtos tradicionais. Foi apresentado ainda nesta sessão o projecto “ Casa do Agricultor” de Celorico de Basto.
Com cada dia a ser dedicado a um concelho diferente da região, e também à Galiza, a 10ª mostra Nacional de Gastronomia, juntou num único espaço, pratos típicos de Trás-os-Montes ao Algarve, para os amantes do bom garfo.
No dia 26, realizou-se o V capítulo e entronização de novos confrades da Confraria Melão Casca de Carvalho, na Igreja da Misericórdia, em Penafiel. A Confraria do Melão de Casca de Carvalho tem como objectivo a responsabilidade de representar, proteger e promover o melão de casca de carvalho da região do Vale do Sousa.
Em dia de São Bartolomeu, a já centenária Feira das Cebolas, possibilitou a venda de várias toneladas de cebolas. Para muitos visitantes, esta feira serviu para abastecer suas casas com este produto tão tradicional da região, para outros a curiosidade foi mais forte, tendo a oportunidade de visitar uma feira única.
Adolfo Amílcar, Presidente da Feira Agrícola do Vale do Sousa, satisfeito com o sucesso da edição nº 32 da Agrival faz um balanço positivo, “ A Agrival 2011 superou as expectativas. Pelo sétimo ano consecutivo, a feira foi auto-sustentável, o número de visitantes ultrapassou os 120 mil, e os expositores em contacto com a organização demonstraram o seu contentamento, estando já a pensar na próxima edição.”
Para Alberto Santos, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Ano após ano, a Agrival mostra todo o seu potencial conseguindo alcançar a sustentabilidade, a feira organiza-se e paga-se a ela própria. A Agrival é um excelente espaço de negócios, mas também um espaço de socialização e convívio. É muito importante para todos nós que a feira continue a ser um sucesso, que continue a ter gente, que continue a fazer negócios, para que possamos continuar com esta aposta.”