.
Boelhe freguesia de Penafiel hoje dia 10 de Abril foi rica de atividades desportivas, a 2ª caminhada à descoberta do património rural e paisagístico, arrastando mais de centena e meia de pessoas pela montanha de Boelhe terra do românico, até ao ponto mais alto, o marco geodésico que divide as freguesias de Boelhe, Perozelo e Cabeça Santa. No final da caminhada o lanche bem esperado, à mistura com a comemoração de aniversários de três pessoas e as atividades desportivos do esticar da corda e seu jogo, assim como o retrato da família de Bolhe e a simulação de acidente, uma demonstração de como socorrer alguém que se possa sentiu mal, ou seja, sugestões de acidentes, como prevenir. A prevenção, foi algo para e refleção, ensaio e outras de foro cardiovasculares, ensinamento de colocar garrotes e demais. Os caminheiros gostaram, ninguém de aleijou e esta lição leva a que para o próximo ano se continua com atividade destas, uma vez fazer parte da obtenção de uma melhor preparação física das pessoa, na obtenção de melhor saúde. Executivo da junta e seu Presidente Avelino Silva e equipa de Jovens mostraram os conhecimentos musicais, seus dotes de violas e acordeão pelas matas de Boelhe e Sr. João Soares pessoa culta na história das terras de Boelhe, que nos acompanhou e foi informando sobre o decorrer da caminhada de Boelhe, do moinho e outros locais.
Visita à mostra de artes e cultura "Pintar Boelhe", tem levado a efeito, anualmente, o evento “Pintar Boelhe”, procurando dinamizar as artes e a cultura, aliando o património e o meio ao bem receber característico das nossas gentes. A 3ª edição, além das exposições de trabalhos e obras, distinguirá a artista Maria do Carmo Azevedo e homenageará a jovem autora/escritora Andreia Camilo.a decorrer nos dias 15, 16 e 17 de Abril. (Re)Abertura à comunidade do Moinho Cisterna do Passal Paroquial de Boelhe.
Quem é Andreia Camilo!... É uma lutadora, teve vontade de escrever e assim o fez. Portadora de paralisia cerebral, doença que não a impediu de levar a sua vontade a enfrentar as bancas da cultura. Andreia vai apresentar o livro, cujo lema e os seus objectivos foi nunca desistir por mais difíceis que estes se possam tornar. Um convite a todas a pessoas dia 17 às 17 horas Igreja de Boelhe. Parabéns Andreia.
Em Abril: a 2ª caminhada à descoberta do Património Rural e Paisagístico, a 3ª edição da mostra de artes e cultura “Pintar Boelhe”, a “Feirinha da Páscoa”, o pão-de-ló e lembranças preparadas pela Comunidade Educativa, as solenidades da Semana Santa e o Domingo de Páscoa: reúna a família, pelo convívio e lazer, em comunidade.
Em Abril, Boelhe (com)vida!
NM