Caminhada no Vale do Bestança
À volta das tradições da matança do porco...
Vale do Rio Bestança
Programa
- 9h30 - Concentração em Vila de Muros
- 9h45 - Briefing e início da caminhada
- 17h30 - Chegada a Vila de Muros.
Seguir-se-á o jantar. Menu: tiras de porco e costeletas assadinhas na brasa. Sarrabulhada, se houver, e outras iguarias típicas, em princípio.
O percurso é de grau de dificuldade média/alta. Subiremos de Vila de Muros para a Costa da Mangra, que atravessaremos. É uma área com 3 Hec. onde a Associação para a Defesa do vale do Bestança e a Associação de Promoção e Desenvolvimento da Ribeira de Tendais estão a criar um bosque de carvalhos. Aí plantaremos 3 000 árvores e será uma acção pela regeneração da floresta do vale do Bestança, tão ameaçada pelos incêndios, inconformismo e incúria humana. Oxalá, outros plantem árvores. A bem do Bestança, a bom do mundo, a nossa casa!
Seguiremos depois para Marcelim por um caminho sobranceiro à EN 321 e com uma vista soberba para o vale do Bestança e Douro, mormente das Fragas do Inferno. Rumaremos a poente e atravessaremos o ribeiro de Enxidrô para fazermos logo a seguir uma paragem para almoço nos bonitos lameiros das margens.
Depois de tomado o café, se houver quem trate disso, reataremos a caminhada em direcção a Vila Viçosa pelo caminho das carvalheiras, e aqui apreciaremos esta simpática aldeia. Tomaremos depois o caminho ( íngreme e com muita vegetação ) da Portela da Mó para regressarmos a Vila de Muros.
Inscrições
Inscrições até ao dia 10 (tlm 96 8013140; 91 7535075; 91 7619080 )
Caminhada:
Sócios - isentos;
Não sócios - 5,00€
Jantar: 10,00€
O que deve trazer
Deve trazer o almoço, calças e botas de caminhada ( passaremos por zona povoada por agressivo "tojo-arnal" havendo que proteger as pernas ), água, frutos secos ou barra de chocolate. Com tempo húmido, não esquecer o impermeável e uma muda de roupa e calçado para a noite, se ficar para jantar; máquina fotográfica, se gosta de fotografia.
* Esta é uma iniciativa de lazer e divulgação paisagístico-cultural sem qualquer cariz lucrativo. A ADVB não se responsabiliza por quaisquer acidentes que possam ocorrer aos participantes. Aconselha-se seguro pessoal para esta actividade.
Junta-te a nós. A AARIS vai estar como de costume representada
e na plantação de árvores. E você porque espera? Para que a nossa terra possa desenvolver, temos de ajudar quem mais precisa.
Um convite especial venha ver para aprender. Tel AARIS 919769705 marque mas não falte.