Wednesday, June 23, 2010
Penafiel ISCE realizou Seminário Turismo no Espaço Rural “TER”.
Instituto Superior Ciências Educativos de Penafiel seus alunos de turismo realizou o 1º Seminário Turismo, que teve lugar no auditório do Pavilhão de Feira e Exposições da Penafiel Activa da CM Penafiel.
Este seminário constitui uma reflexão de carácter estruturante, que pretende contribuir para um aumento mas significativo no turismo e melhorar a qualidade e o desempenho no turismo espaço rural do concelho de Penafiel, da região da rota do românico do Vale do Sousa.
A abertura do evento foi feita pelo moderador, Mestre Nuno Abranja, dando as boas vindas e proferindo os referidos agradecimento às entidades presentes ao público, comunicação social e à comissão organizadora da demonstração do trabalho e bom desempenho, palavra de incentivo para os penafidelenses e alunos no geral de como sendo um dos bons exemplos para Penafiel e a ter continuidade. Relacionou a temática e sua importância de um seminário dos TER Turismo Espaço Rural, como este no desenvolvimento importante para o turismo da terra de Penafiel.
A sessão de abertura do seminário teve a presenças do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos, e na qualidade de presidente da entidade gestora da Rota do Românico do Vale do Sousa, Associação de Municípios, seu Vereador do Turismo Adolfo Amílcar, Turismo Porto Norte de Portugal Dr. ISCE Administrador Dr. Ricardo Martins, Dr. Mário Gandara, Dr. Nuno Ferreira. Estas personagens fizeram o seu discurso, enalteceram a organização e as pessoas que ali estavam em número muito significativo, alunos que de escolas de Penafiel e da lixa, que ouviram atentamente o que este seminário trazia de novo, escutaram atentamente as individualidades convidadas para o evento, enaltecendo quem realizou e sobretudo enalteceram Penafiel o sitio e a cidade de Penafiel,
Em seguida o presidente da câmara no seu discurso, focou Penafiel como sendo um pólo atractivo para o turismo, integrado na rota do Românico do vale do Sousa e Tâmega, o concelho e a cidade com 240 anos de sua existência está com uma desenvoltura geral que dá gosto viver e fazer turismo em Penafiel.
Dr. Alberto Santos, elogiou o evento do ISCE Turismo e os alunos pela realização do seminário sobre o Turismo. O interesse sobre o turismo é grande e com o evento, este tem mais impacto para a nossa País, Porto Norte de Portugal, para a nossa região do Vale do Sousa e baixo Tâmega, terras de grande qualidade Turístico.
“Como grande expansão no presente, pelo que basta olhar os números na área geográfica da rota do românico, os prémios que se têm ganho, se, se lembrar o importante trabalho que neste ano e nos atrás se tem feito em Penafiel, os projectos da Rota do românico e de grande interesse na sua importância cultural em expansão em Penafiel com os monumentos já recuperados, assim cumprida a construção e bem visíveis do novo Hotel Penafiel PARK hotel SPA, complexo das termas de São Vicente, zona ribeirinha de Entre-os-rios com porto de rio Tâmega e Douro, o museu de Penafiel, o parque de lazer da cidade, o parque temático da Bracalândia, pavilhões para o desporto, e em breve para o turismo na região a Loja Ancora, ponto de turismo como projecto inovador. Alberto Santos focou os prémios da rota do românico do vale do Sousa, que foi vencedora da primeira edição dos prémios novos norte - boas práticas de desenvolvimento regional, conquistando o troféu na categoria “norte civítas” em que os resultados conhecidos foram a 27 de Maio, numa cerimónia realizada na casada música, no Porto.
Depois de consagração internacional obtida no troféu XXXV internacional de turismo, na hotelaria e gastronomia, durante a FITUR – feira internacional de turismo 2010, em Madrid, depois da distinção nacional promovida pelo prémio turismo de Portugal 2009, na categoria” requalificação de projecto público, durante a última BTL – feira internacional de turismo Lisboa, e tendo a hora chegado para a região norte em distinguir o projecto turístico-cultural da rota do românico.
Com os prémios “novo norte” são iniciativa de C C D do norte (CCDR-N), com apoio do JN visando reconhecer publicamente os projetos mais inovadores e os que mais contribuíram para o desenvolvimento do norte nos últimos anos.
Rota do românico, gerida pela AMVS, venceu a categoria como o referi “norte civitas” que pretende premiar os projetos ligados à promoção da competitividade, da coesão, da sustentabilidade, e da governança do território nortenho, uma referencia par o museu de Penafiel, sendo um dos finalistas do premi novo norte, pelo que foram resultados visíveis
A sessão prosseguiu com mais painéis iniciada pela presença de eng Paula Teles vereadora da c.m Penafiel focou a temática sobre a acessibilidade e mobilidade e o interesse em prosseguir para um melhor turismo na região …
Dr Rosário Machado explanou a rota do românico como diretora reconhecendo que a rota é determinante e tem um papel importante e determinante para o desenvolvimento do território salientou o caráter estratégico do seu ponto de vista socioeconómico para o turismo da região no que se refere ao desempenho cultural.
A Rota do Românico do Vale do Sousa é composta por 21 elementos patrimoniais e garante aos seus visitantes uma viagem inspiradora por lugares, momentos e personagens que marcaram a história de Portugal. Sob a máxima “património para todos”, o objectivo do plano de promoção da acessibilidade da RRVS é oferecer a todos os cidadãos, independentemente das suas características físicas ou mentais, a possibilidade de embarcar nessa viagem de descoberta.
Nos demais painéis e sobre as intervenções ficou a cargo dos alunos fazer um resumo, pelo que se espera. NM e a rota do Românico