Friday, April 16, 2010
Penafiel Variante do Cavalum em comferência de imprensa na Câmara
Penafiel Variante do Cavalum tem dado que falar, depois do último acidente que vitimou duas pessoas. As obras que estavam previstas estão em bom ritmo, no entanto e como circula por aí um abaixo-assinado para que a câmara faça um grande investimento de obras nessa variante, O presidente da Câmara veio dar conta dessa situação, numa conferência de imprensa.
Pois bem, cada um mostra a sua opinião, eu não assinei e nem vou assinar, e digo o porquê. Variante Cavalum é uma das três melhores estradas do Concelho de Penafiel, A4,variante 106 e variante Cavalum. A estrada está muitíssimo boa, e mais que boa dá para automóveis e motos, atingir velocidades loucas, de por vezes, mais de 150 km, e não lhes acontece nada, outros vão a 100 e espatifam-se. É preciso unhas nas mãos, e se conduzem com unhas dos pés acontece o que em qualquer lugar com excesso de velocidade tem acontecido.
No entanto, friso que a velocidade máxima é de 50km, repito 50km, 50km,uma maravilha de estrada, e se todos cumprissem com a limitação de velocidade de 50 dificilmente acontecia o que acontece.
Mas o que está em causa é: porque morreram lá 9 pessoas e se tem espatifado carros por excesso de velocidade, vamos investir em milhões em obras em prejuízo de muitas outras estradas, como a EN15, EN 106 e outras que não tem espaço para se colocar o sapato fora da faixa de rodagem? Bem; lá me vão dizendo que essas são estradas nacionais, mas afinal em que país, (com letra pequena) se é assim, estamos, para se gastar dinheiros em estradas nacionais, sem ser nacionais, (camarárias)? Um trocadilho de estradas! Os dinheiros não são dos contribuintes? As estradas de Portugal não são portuguesas? Para que serve esse instituto de estradas? O melhor será mudar-lhe o nome para instituto de trilhos. No entanto esta confusão, leva a esquecer, que há tantos e tantos locais perigosos como a saída da A4 Penafiel norte, em que todos os dias há acidentes e muitos destes por velocidades excessivas, que o instituto de estradas não vê, ou não quer ver. Afinal onde está o povo a preencher abaixo assinados? Ou a fazer manifestações? Eu cá de mim para estas obras no nó A4, preenchia uma noite de assinaturas. NM 2010