Thursday, May 21, 2009

Destacamento da GNR Informação

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento da Guarda Nacional Republicana de Felgueiras constituiu arguido cinco pessoas no âmbito de uma investigação por suspeitas de extorsão e burla.

Chegou ao conhecimento desta Guarda que um grupo de vários indivíduos de etnia cigana estavam na zona de Felgueiras, a vender serviços de afiação de instrumentos metálicos (lâminas, brocas, etc). Os preços que o grupo afiançava eram aliciantes e os empresários, pensando tratar-se de um bom negócio, com relativa facilidade entregavam materiais que necessitassem de afiação. No entanto, ao contrário daquilo que inicialmente era combinado, aquando da entrega os indivíduos exigiriam um preço avultado, alegando subterfúgios sobre a escala de medição utilizada (de centímetros para milímetros). Os empresários recusavam pagar o valor avultado o que alegadamente provocaria as ameaças dos elementos do grupo. Os indivíduos terão coagido várias pessoas a pagar preços avultados pelo serviço de afiação, sob a ameaça de ser agredidos ou a população nómada vandalizar a fábrica.

Esta madrugada, com o apoio do pelotão de intervenção, a GNR de Felgueiras deslocou-se a um acampamento improvisado em Felgueiras, onde estavam esses indivíduos vivendo numa comunidade nómada de cerca de 50 pessoas. 13 foram conduzidos para o posto da Lixa para serem confrontados com as suspeitas e cinco foram formalmente constituídos arguidos, depois de terem sido identificados. Uma carro de marca Peugeot que serviria de transporte para efectuar os alegados crimes foi apreendido, bem como diversas rebarbadoras, um esmeril e outras ferramentas utilizadas para as afiações.

As investigações vão continuar no NIC de Felgueiras, uma vez que existem suspeitas de haver outros casos fora da área de policiamento do Destacamento da GNR de Felgueiras.



DESTACAMENTO TERRITORIAL DE FELGUEIRAS

COMANDO