Thursday, November 27, 2008

Apresentado livro em Penafiel




Navegador, é mais uma obra que foi apresentada em Penafiel na Assembleia Penafidelense.
Para mim a importância do livro é tal como todos os outros, que tem sido apresentados em Penafiel ou noutros locais. São livros que precisam ser vendidos ao maior número de pessoas para assim poderem rentabilizar o trabalho dispendido dos escritores e editores.

Tenho recebido diversos e-mails, assim como perguntas pessoais, pedindo as fotografias desse evento e o porquê de ainda não as ter publicado, nem referido ao livro Navegador tal como nos outros!
Começo por pedir desculpa a todos, tal como a ministra o fazaos mestres, mas o não ter acontecido, colocar as fotografias, digo que as coisas são mais complicadas, pelo seguinte: quando o evento acabou perguntei se ofereciam livro à comunicação social, que eram dois ou três jornalistas, disseram não. “Eu não tive direito ao livro” que é um valor simbólico em média entre 10 e 20 euros. Digo simbólico para os jornalista, porque para poder estar presente é preciso, andar em corridas nas estradas, fazer a melhor reportagem e cobertura do evento, passo a passo quanto as expressões possíveis, mostrar às pessoas não presentes que teve um salão bem cheio de pessoas, que os livros são aconselháveis, para quem tem gastos; com máquinas fotográficas, memórias, cargas, computadores, internet, CD ou DV, o tempo de reportagem, o tempo de arranjar as fotos, arquivá-las e enviar por e-mail para os jornais, pessoas amigos do escritor e outras etc.

Agora digam se o valor de qualquer livro paga o trabalho.

A razão é simples, para mim, um livro é a publicidade que faço nos jornais e Internet, como tantos livros que por Penafiel passam.
Noutros locais e noutros concelhos, também tem acontecido e tal como agora é fácil fazer uma cruz, não aparecer nem divulgar. Se a mentalidade mudar e se vier o livro, tanto melhor para as duas partes, e assim a nossa Biblioteca a da “AARIS” Associação Ambiental, fica com mais um no historial.
Se quem distribui, vende ou fabrica pensar que o nosso trabalho não faz superar as vendas em larga escala, pensa mal, mas se pensar duas vezes, vão acabar por me dar razão. Meditar melhor é pensar antes.
O trabalho de Comunicação Social tem de ser acarinhado e julgo que não deva ser a meia dúzia de quilos de papel que os vai destronar. Bem pelo contrário.
O nosso Trabalho é de longe superior ao valor de qualquer livro vulgar no mercado, só para dizer que fazer reportagens de fotos e vídeos tal como tenho feito sem uma mínima compensação, isso não. Atingi os 20% do cérebro no caminho do pensamento, tal como o de Vergílio Castelo que ainda só atingiu a média dos 13. Publicar e publicitar com gastos sem ter uma lembrança, não.
Não digo mal nem bem, nem sei se o vou ler!
Obrigado à mesma, assistirei sempre que possível, tal como qualquer cidadão, com trabalho ou sem trabalho.
Vergílio disse no salão, que a quantidade de energia que existe nesta sala, quando da apresentação, era incomensurável, se pensar que só utilizamos cerca de 13% do nosso cérebro. E que fará quando atingirmos os 100%? Pois agora vou apenas expor 5% do meu trabalho realizado, que ofereço ao público dos quais gostam de copiar em 8 dias imagem nos álbuns e blogues Penafiel Gente e Arte e AARIS.
Um abraço e as minhas desculpas novamente.
napoleaomonteiro


Posted by Picasa

No comments: