Saturday, May 10, 2008

Incêndio em Casais Lousada deixou património mais pobre.





O fogo destruiu o Engenho do Linho, ou a Casa de Colmo, património de Lousada, de todos os portugueses. Casais seu património mais pobre, ainda à bem pouco tempo foi reabilitado com colmo novo em pouco tempo a sua destruição por e talvez, mãos maldosas da zona. Um crime público que as autoridades o não vão deixar de investigar.
Deixa pena ver as ripas e barrotes tudo queimado, uma marca da Freguesia, que se nota no mapa-mundo, agora ficaram apenas as paredes.
Uns milhares para se gastar na reposição de: colmo, barrotes, em arranjo do engenho de moer, bancas, imagens do linho e outros utensílios.
Para quem cometeu tal crime hoje a passar por ali deve sentir-se triste pela maldade que fez, sem sequer poder ter um olhar de ódio ou de alegria ou tão pouco gabar-se de tal atitude. O mundo é grande e os cobardolas e destruidores da natureza e do Património são de certo modo apanhados e o tempo se encarrega.

Hoje dia 10 de Maio foi cumprido o prometido a semeia do linho em Casais e o campo foi maior e vai dar mais trabalho para compensar o linho ardido, daí gente de diversas Freguesias estiveram nesse belo campo que fica no Nobre Parque de Lazer de Casais, auxiliando em tudo e a preparar a s estruturas para a Missa Campal no Dia 11 de Maio de 2008, Uma data que fica registada na história de um povo que é Casais e Lousada.
De seguida Fotos.

No comments: